top of page
  • Foto do escritorJoão

Trabalhe na Itália: Componentes de remuneração


Em nosso post anterior falamos sobre os salários na Itália e como pesquisar se uma oferta é ou não competitiva. Neste post traremos um pouco mais de detalhes de como um pacote de remuneração é formado na Itália.


CONTRATOS COLETIVOS DE TRABALHO

Os contratos de trabalho italianos são, em sua maioria, regidos por acordos sindicais de nível nacional/regional, em modelo similar ao brasileiro. São tais acordos que definem a carga horária, salário mínimo da categoria, número de dias de férias e folgas, etc. O contrato de trabalho entre o trabalhador e a empresa indicará qual o acordo vigente.


FORMAÇÃO DO SALÁRIO

O salário italiano é apresentado em diferentes componentes que, somados, devem chegar ao valor anual de remuneração acordado com a empresa durante a oferta. Além disso, tal valor anual pode ser pago em 12, 13, ou 14 parcelas, a depender do contrato coletivo e individual.


  • Mínimo contratual: este valor refere-se ao piso da categoria, conforme acordo sindical, para a posição a qual o profissional está sendo contratado. A tal valor serão aplicados os reajustes anuais acordados, parecido com os dissídios no Brasil.

  • Superminimo: este valor refere-se ao quanto a mais a empresa pagará pelo tipo de trabalho que o profissional exerce, e é variável conforme nível de qualificação, tempo de experiência, etc. A este valor pode ou não ser aplicado o reajuste anual, dependendo do que diz o contrato de trabalho e o acordo sindical.

  • Prêmios: são valores extras a serem pagos conforme os resultados entregues pelo profissional, seguindo o contrato de trabalho. Tais valores podem ser pagos mês a mês junto com o salário normal ou em datas específicas.

Vejamos um exemplo: Um profissional recebeu uma oferta de trabalho de 40.000 Euros anuais. Este valor normalmente indica a compensação total que a empresa deseja pagar dentro de um ano, e pode ser dividido da seguinte forma:

Salário anual

40.000,00

Número de pagamento

13 meses

Salário mensal bruto

3.076,92

Divisão do Salário Bruto conforme componentes indicados acima

Mínimo contratual

1.800,00

Superminimo

950,00

Prêmio de resultado (12 meses)

18,49

Premio anual empresarial

105,00

No exemplo acima, a depender do acordo sindical, o reajuste anual (dissídio) pode ser aplicado apenas ao componente Mínimo contratual (que é um valor indicado no acordo coletivo). Reajustes nos valores adicionais (superminimo e prêmios) dependerão de acordos individuais com a empresa contratante. Existem, porém, acordos sindicais que contemplam reajustes aplicáveis também ao superminimo.


Atenção: os dados informados acima são meros exemplos para entendimento da formação do salário bruto e não representam números reais.


FÉRIAS E FOLGAS REMUNERADAS

As férias na Itália também são definidas por acordos coletivos e podem variar conforme a categoria de trabalho. O contrato coletivo do comércio, por exemplo, indica 26 dias úteis de férias ao ano, enquanto o de empresas da área metal mecânica indicam quatro semanas (contadas em dias de trabalho).


Além das férias, também são aplicáveis folgas remuneradas previstas no acordo coletivo de cada setor. Tais folgas podem ser utilizadas em situações pessoais como casamento e morte de parentes, mas também são aplicáveis a feriados festivos não oficiais. Ou seja, é possível usufruir de tais folgas, além das férias, como complemento ao dias de descanso previstos.


DESCONTOS NO SALÁRIO

Assim como no Brasil, existem diversas contribuições e impostos aplicáveis ao salário, que impactam nos valores líquidos. Fique ligado que falaremos mais sobre impostos e contribuições em nossos próximos posts.



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page